notícias

11/05/2020

Duster 2021 muda no visual e amplia tecnologias

O novo Duster 2021 chega ao mercado brasileiro para dar continuidade a uma história de sucesso. Por fora, o design é completamente novo, com linhas mais musculosas, que transmitem imponência e robustez. Agora os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da gama Renault com luzes diurnas de LED em formato de “C”. O novo para-choque se associa às linhas marcantes do capô transformando completamente à percepção do cliente. Mais aerodinâmico, o modelo reduziu o ângulo do para-brisa e aumentou sua linha de cintura, diminuindo assim a área envidraçada.

 

No interior, uma verdadeira revolução, com mais qualidade percebida e melhor ergonomia. Entre as novidades estão o painel de instrumentos mais moderno e funcional, a central multimídia Easy Link de 8’’, os bancos com novas espumas e novo revestimento, o sistema de ar-condicionado e uma série de materiais que compõem o design do veículo.


O novo Renault Duster reúne robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno. O modelo também apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade.


Mais moderno e tecnológico para facilitar a vida do cliente, o SUV traz a nova central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay. Com layout personalizável para até cinco usuários diferentes, a tela se ajusta ao desejo de cada consumidor. Pela central multimídia também é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road. Trazendo mais segurança, o Duster também recebe alerta de ponto cego e o sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis.  O veículo chega em quatro versões: Zen, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic.     

 


Design Icônico       

O novo Duster 2021 apresenta exterior inteiramente renovado, mantendo o design icônico reconhecido pelo mercado, com linhas musculosas que transmitem ainda mais robustez.


Na parte dianteira, o veículo traz nova assinatura luminosa com luzes diurnas de LED ao redor dos faróis, em formato de “C”, característico da gama Renault. As novas linhas marcantes do capô, associadas ao novo para-choque cromado, trazem ainda mais imponência. Outra importante mudança no design foi a redução do ângulo do para-brisa, tornando o modelo mais aerodinâmico.

 
Na lateral, o Duster apresenta linha de cintura mais alta, com menor área envidraçada e recebe novas portas, com linhas que fortalecem o visual do produto. Novas rodas dão mais modernidade ao modelo.   Entre as novidades na parte traseira estão: tampa do porta-malas, para-choque e lanternas de LED, que transformam a percepção do cliente e reforçam seu design icônico. Já na parte superior do veículo, novas barras de teto complementam o visual robusto.

Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre oito opções de cores, sendo: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé, azul Iron e preto Nacré.

 

Revolução interior

O interior do novo Duster passou por um processo de total reformulação para trazer mais conforto, qualidade percebida, ergonomia e tecnologias que facilitam a vida dos ocupantes no dia a dia.  O painel foi completamente redesenhado, apresentando um novo console central, com novas saídas de ar, painel de instrumentos e a nova central multimídia Easy Link com uma tela de 8’’, mais moderna e conectada. O novo sistema de ar-condicionado digital, com anéis cromados, também oferece mais conforto aos passageiros, com oito velocidades e 19 opções de temperatura entre 17,5°C e 26,5°C. O mesmo acontece com os painéis das portas com apoio de braço revestido em tecido, novos puxadores e iluminação interna. Na versão manual, a alavanca do câmbio também é completamente nova.


Para trazer mais conforto e modernidade ao produto, os bancos dianteiros também são novos. O assento recebe espumas mais longas e melhor apoio lateral, enquanto o encosto apresenta maior espessura e laterais maiores, além de novos apoios de cabeça e de braço. Pensando na comodidade do motorista, o banco também oferece ajuste de altura.


No Duster 2021, os ocupantes do veículo têm mais espaço para guardar seus objetos. O modelo atual oferece 1,5 litro a mais de espaço do que o modelo anterior, atingindo 20,3 litros no total, melhorando a praticidade a bordo. O veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com capacidade de carga de 475 litros, o que facilita o transporte de bagagens e auxilia em grandes viagens e aventuras.


TECNOLOGIA PARA CONFORTO

O Duster 2021 recebe novos equipamentos que tornam o produto mais tecnológico, garantindo mais comodidade e praticidade para os ocupantes do veículo.


Mais conectividade

A nova central multimídia Easy Link traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. Com uma tela capacitiva de 8’’ com interface simples e intuitiva, a central possui layout personalizável e oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple Carplay. Os ocupantes também podem realizar conexão via Bluetooth e visualizar informações como temperatura externa e horário direto na tela.


O sistema possui uma vasta gama de opções de personalização para adaptar a tela ao gosto de cada cliente. O Easy Link permite o cadastro de até cinco perfis, que podem personalizar funções sem interferir nos outros perfis cadastrados. Pelo sistema é possível:

- Escolher um nome e uma foto de capa;
- Definir um layout personalizado da tela;  
- Salvar suas preferências de configuração de som e rádio;
- Salvar até nove estações de rádio na memória do sistema;
- Habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave;
- Personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo;
- Personalizar o som das teclas.

 

Outra importante novidade é a possibilidade de parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo, o que garante maior comodidade aos ocupantes do veículo. Também existe a opção de acessar o sistema como convidado, sem entrar como uma das cinco contas já configuradas.    Para auxiliar o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central mantém o Eco Scoring e Eco Monitoring, sistemas que já existem nos veículos Renault com Media Nav e Media Evolution.

 
Sistema Multiview           

Uma importante novidade do Duster 2021 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo. O sistema garante mais conforto e segurança para o motorista vencer situações em terreno off-road.

 
Mais comodidade

Outro equipamento que estreia no veículo é o sensor crepuscular, disponível nas versões topo de gama, que permite o acendimento automático dos faróis ao escurecer.  O carro traz controlador e limitador de velocidade, uma comodidade para percursos urbanos ou longos trajetos. Em vias com velocidade limitada o equipamento traz segurança ao motorista garantindo que ele não ultrapasse o limite estabelecido. O sistema também oferece mais conforto e praticidade ao manter uma velocidade pré-estabelecida pelo motorista, realizando inclusive as retomadas de maneira automática.

 
A nova direção elétrica traz mais conforto para o uso urbano e firmeza e precisão para o uso em estradas. Com a melhoria, o número de voltas de um extremo ao outro do volante reduziu de 3,28 para 3,10 e o esforço de manobra diminuiu 35% em relação à versão anterior.   O novo Duster também ganhou a chave cartão tipo Hands Free, com destravamento do veículo por aproximação, fechamento do veículo por afastamento e partida sem necessidade de inseri-la no painel.


TECNOLOGIA PARA SEGURANÇA

Para garantir maior segurança aos ocupantes, o novo Duster recebeu reforços estruturais, novo cinto traseiro central de três pontos e cintos dianteiros com pré-tensionadores. O veículo apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade.           


Outro importante equipamento incorporado ao Duster 2021 é o alerta de ponto cego, que acende uma luz nos retrovisores externos quando um veículo se encontra na zona cega do motorista. Para auxiliar nas manobras e no estacionamento o condutor também conta com um sensor de estacionamento composto por quatro sensores.

Além disso, o novo Duster traz em 100% da gama tecnologias para aumentar a segurança no trânsito: ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), que ajuda o motorista a manter o controle do veículo em mudanças bruscas de trajetória ou perda de aderência em curvas, freios ABS com AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência) e o HSA (Assistente de Partida em Rampa), que mantém o veículo parado até dois segundos após a liberação dos freios em subidas. Para garantir que os ocupantes não esqueçam de afivelar os cintos, o veículo vem equipado com alertas visual e sonoro para os cintos desafivelados para os assentos dianteiros. Os ocupantes do veículo ainda contam com dois airbags frontais, sendo o do passageiro com a opção de desativação, e dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.

 


ACÚSTICA E SISTEMA DE SOM

Os passageiros que estiverem dentro de um novo Duster terão uma excelente experiência acústica. O veículo apresenta novos elementos de absorção e isolamento, acompanhados de janelas das portas dianteiras mais espessas, reduzindo assim os ruídos e barulhos internamente. Um desenvolvimento cuidadoso para garantir melhor isolamento de ruídos de baixa e alta frequências.


O Duster também recebe uma importante evolução na qualidade do áudio, com menor distorção. No novo sistema de som, com seis alto-falantes, o veículo recebe dois novos tweeters no painel, qualificando os sons agudos e médios. Associados a dois front boomers o sistema garante uma boa performance também no espectro médio-grave. O Duster ainda recebe dois rear bicons nas portas traseiras, permitindo uma excelente experiência sonora para todos os ocupantes do veículo.  


MOTOR 1.6 SCe     

No motor 1.6 SCe, a grande novidade é a tecnologia Start & Stop, adicionada inclusive às versões equipadas com câmbio CVT X-Tronic. Desenvolvido pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o motor se destaca pelo maior desempenho e prazer ao dirigir. O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm.

A Renault aproveita o “know-how” adquirido nas pistas da Fórmula 1, categoria na qual a marca já conquistou 12 títulos mundiais de construtores, para garantir a máxima eficiência de seus motores. Das pistas, veio a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável, que reduzem o consumo de combustível.

 


CÂMBIO CVT X-TRONIC  

O câmbio CVT X-Tronic proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. A transmissão CVT X-Tronic oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas.

As acelerações do CVT X-Tronic são constantes e eficientes. O desenvolvimento desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.         

Pensando no conforto, há o sistema Lock-up com Active Slip Control. Neste sistema, a polia é liberada de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear. Essa característica garante acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois “segura” a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.      


VERSÕES E PREÇOS

O novo Duster 2021 chega ao mercado em quatro versões:

Zen (R$ 71.790) – Barras de teto na cor preta , direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED , airbags dianteiros , ABS com AFU, ESP, HSA , cinto de segurança de três pontos em todas as posições , dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas , Stop & Start , trava elétrica com fechamento automático (CAR) , banco do motorista com regulagem de altura , luz de cortesia traseira , banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico , tomada 12V traseira , rodas de aço 16” , rádio 2DIN , quatro alto-falantes e chave canivete . Opcionais: Multimídia Easy Link , faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.


Zen CVT X-TRONIC (R$ 77.790) –  Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT X-Tronic e ponteira do escapamento cromada. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.


Intense CVT X-TRONIC (R$ 83.490) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada , maçanetas na cor da carroceria , barras de teto cromadas , aplique prateado nos para-choques , faróis de neblina , retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 16” , vidros elétricos com função um toque , indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis , volante em couro , sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade. Opcional: banco de couro.


Iconic CVT X-TRONIC (R$ 87.490)– Todos os itens da versão Intense - CVT X-TRONIC + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas e apoio de braço.     


ENGENHARIA

No desenvolvimento do novo Duster, foram utilizadas mais de 1 milhão de horas de engenharia e 578 engenheiros para o Projeto América (Brasil, México, Colômbia e Argentina), sendo 680 mil horas e 376 engenheiros focados no projeto brasileiro durante 36 meses. Para o desenvolvimento da estrutura de carroceria foram adotadas as mais modernas técnicas de simulação e testes, com uma plataforma adaptada para gerar maior conforto, segurança e melhor dirigibilidade. Para o lançamento, foram rodados cerca de 1,75 milhão de quilômetros durante os testes.

Outras notícias

Ranger ganha linha especial na Europa 18/05/2020 Ranger ganha linha especial na Europa

A Ford apresentou na Europa a Ranger Thunder, nova edição especial da picape que chega ao mercado local no final do terceiro trimestre com produção limitada a 4.500 unidade...

leia mais
Sete lugares e novos motores 12/05/2020 Sete lugares e novos motores

A família GLE ganha uma nova geração, com motorização a diesel e nova versão AMG para os apaixonados pela linha SUV da marca. O modelo passa a contar com sete...

leia mais
Testamos o Argo Trekking 12/05/2020 Testamos o Argo Trekking

Aos consumidores que sentiram falta de um modelo que representasse a linha Adventure da Fiat, a marca colocou à venda no mercado o Argo Trekking, dois anos após uma lacuna deixada apenso...

leia mais
Tracker volta com motor turbo  11/05/2020 Tracker volta com motor turbo

Com potencial para liderar uma verdadeira transformação no segmento de SUVs, o novo Tracker volta completamente atualizado e seu novo conjunto antecipa tendências nos quesitos mais...

leia mais
McLaren já vendeu 50 unidades no Brasil 07/05/2020 McLaren já vendeu 50 unidades no Brasil

A McLaren São Paulo completa dois anos de atividade nesta sexta-feira, 8 de maio. A fabricante britânica de carros esporte e de luxo chegou ao Brasil em 2018 e logo consolidou seus produt...

leia mais
SUV 100% elétrico Audi e-tron 07/05/2020 SUV 100% elétrico Audi e-tron

A Audi do Brasil inicia um novo capítulo em sua consagrada história de 25 anos de presença no País: o SUV Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca...

leia mais
O mitos e verdades sobre os elétricos 07/05/2020 O mitos e verdades sobre os elétricos

Existem muitos mitos sobre os carros elétricos, por isso, chegou a hora de checar a veracidade e descobrir quais são realmente fatos. Abaixo, especialistas da BMW esclarecem o que &eacut...

leia mais
Teste: XC 40 é bonito e bem equipado 21/06/2018 Teste: XC 40 é bonito e bem equipado

A Volvo tem muitos motivos para acreditar que pode de fato aumentar em cerca de 70% as suas vendas no Brasil. A fabricante deverá saltar de 3.500 unidades vendidas em 2017 para 6 mil unidades n...

leia mais
Piloto de Ribeirão estreia na Fórmula Vee 04/04/2018 Piloto de Ribeirão estreia na Fórmula Vee

Ribeirão Preto terá um representante na Fórmula Vee. O piloto Andrey Valério fará a sua estreia na categoria neste fim de semana, na disputa do Campeonato Paulista, em Interlagos. Experiente pilo...

leia mais
TT RS faz de 0 a 100 em 3,7 segundos 05/02/2018 TT RS faz de 0 a 100 em 3,7 segundos

Chega ao país o novo Audi TT RS Coupé, versão mais apimentada do TT Coupé. Equipado com motor 2.5 de cinco cilindros capaz de desenvolver 400 cv, o esportivo tem desempenho...

leia mais
BMW K 1600 GTL chega ao interior de SP 15/01/2018 BMW K 1600 GTL chega ao interior de SP

Destaque do estande da BMW Motorrad no Salão Duas Rodas 2017, a renovada BMW K 1600 GTL chega este mês ao interior de São Paulo, por meio da concessionária Eurobike, que rep...

leia mais
Mercedes-Benz lança CLA 180 no Brasil 15/01/2018 Mercedes-Benz lança CLA 180 no Brasil

A partir deste mês, a Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil do CLA 180, com motor de 1.6 L que gera 122 cv de potência e torque de 200 Nm, além de transmissão 7G-DCT de d...

leia mais
Mercado de usados cresceu em 2017 04/01/2018 Mercado de usados cresceu em 2017

As transações de veículos usados, considerando todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodov...

leia mais
Vendas registraram pequena alta em 2017 04/01/2018 Vendas registraram pequena alta em 2017

Pequeno, mas alentador. Assim foi o crescimento do mercado com base nos emplacamentos registrados em 2017.  De acordo com o levantamento realizado pela FENABRAVE – Federação N...

leia mais
Testamos o Nissan March automático 30/10/2017 Testamos o Nissan March automático

Cinco anos após a sua chegada ao mercado nacional o Nissan March enfim ganhou a opção de câmbio automático CVT e ficou mais atrativo. No test-drive do Motor+ nesse m...

leia mais
Hilux  Expedition volta a Ribeirão 05/10/2017 Hilux Expedition volta a Ribeirão

No próximo dia 21, Ribeirão Preto receberá uma das etapas do Hilux Expediton. O rali de regularidade promovido pela Toyota desde 2004, permitirá a clientes da marca colocar...

leia mais
Jumpy espera repetir sucesso no Brasil 28/09/2017 Jumpy espera repetir sucesso no Brasil

Sucesso de vendas na Europa, o Novo Citroën Jumpy espera repetir o mesmo no Brasil. Ele chega ao país embasado por mais de 600 mil unidades comercializadas em todo o mundo desde a sua prim...

leia mais
Novo Polo parte de R$ 49.990 27/09/2017 Novo Polo parte de R$ 49.990

Três anos depois da sua produção paralisada, o Polo está de volta com toda força e apontado pela Volkswagen como seu embaixador do segmento de hatch. A família...

leia mais
Nova CG investe em segurança 28/08/2017 Nova CG investe em segurança

Modelo mais vendido do Brasil agora conta com CBS em toda linha CG 160cc. Item que integrava apenas cilindradas maiores, agora estão na linha Street da Honda.A Honda CG traz na sua versã...

leia mais
BMW M5 é revelado! 28/08/2017 BMW M5 é revelado!

Modelo será vendido na Europa em 2018 e terá edição especial de lançamento limitada a 400 unidades.Depois de uma longa espera, a BMW Motorsport apresenta o novo BMW ...

leia mais
XRS - A Versão Esportiva do Corolla 15/08/2017 XRS - A Versão Esportiva do Corolla

A relançada versão XRS do Corolla está no mercado para atrair clientes cativos do modelo, e quem sabe, novos entusiastas que apostam na qualidade da marca japonesa e sonham com um...

leia mais
Audi A8 e a Automação 20/07/2017 Audi A8 e a Automação

No Audi Summit 2017, realizado pela marca em Barcelona, a Audi mostrou o A8, primeiro carro com nível de automação 3 que será produzido em série no mundo. Este n&iac...

leia mais
Testamos a Nova Nissan Frontier 20/07/2017 Testamos a Nova Nissan Frontier

Que as picapes estão cada vez mais com cara de automóveis de luxo com caçamba, não é mais uma novidade e dentro desse conceito a nova Nissan Frontier aposta alto em ...

leia mais
3008 entra com tudo no segmento SUV 14/07/2017 3008 entra com tudo no segmento SUV

Super premiado na Europa, o Novo Peugeot 3008 muda de categoria e é uma das maiores apostas da marca nesse ano. Modelo custará R$ 135.990,00. A Peugeot brinda seu melhor momento no Bras...

leia mais
Que tal uma BMW por R$ 21 mil 14/07/2017 Que tal uma BMW por R$ 21 mil

G 310 R estreia no segundo semestre por R$ 21.900. Nova roadster marca entrada da BMW Motorrad no segmento de motocicletas abaixo de 500 cc. Aguardada com grande expectativa pelos apaixonados por mot...

leia mais
Nissan Kicks produzido no Brasil 14/07/2017 Nissan Kicks produzido no Brasil

Kicks passa a ser produzido no Complexo Industrial de Resende e ganha mais versões e cores. Preços começam em R$ 70.500 e beiram os R$ 95.000 na versão mais cara Antes imp...

leia mais

Assine nossa Newsletter

E fique por dentro de tudo sobre o setor automotivo.