notícias

20/07/2017

Testamos a Nova Nissan Frontier

Que as picapes estão cada vez mais com cara de automóveis de luxo com caçamba, não é mais uma novidade e dentro desse conceito a nova Nissan Frontier aposta alto em conforto, mas sem perder a robustez. No nosso test-drive com a Frontier comprovamos que as mudanças processadas nessa nova versão têm tudo para recolocá-la em um melhor patamar de vendas. O Motor+ testou por 10 dias a Nissan e pudemos comprovar ao volante, em uma avaliação mais completa, as primeiras (e boas) impressões deixadas durante a apresentação do veículo.   Lembrando que a picape estreia novamente como importada em uma única versão, a LE de R$ 166.700, para chegar somente depois em grandes lotes.

As grandes mudanças começam pelo peso com o reforço estrutural ao chassi, que agora conta com oito barras transversais nas longarinas e, mesmo assim, ficou 14 kg mais leve. O regime se estendeu para a carroceria, que perdeu 94 quilos, e o motor 10 kg mais leve. No total a picape ficou 146 quilos mais leve, o que trouxe resultados bem perceptíveis na condução.

Sem perder capacidade de carga (1050 quilos) ganhou suspensão traseira com molas helicoidais em vez de feixes de molas semielípticas. Com essa alteração nota-se mais conforto e silêncio de rodagem, além de reduzir a sensação de que o veículo “flutua” em velocidade.

 

Na nossa avaliação, em trechos urbanos e um pouco de estradas de terra bem esburacadas, a suspensão mostrou que absorve bem o terreno e não apresenta oscilações laterais excessivas. (Na apresentação do modelo Tuiuti já havíamos testado esses atributos da picape em uma pista especial off-road). Em resumo a Frontier salta menos sobre imperfeições e não ameaça soltar a traseira a cada curva.

A Nissan também optou por redução de cilindrada: baixou de 2,5 para 2,3 litros, compensada pelo emprego de um segundo turbocompressor. Dessa forma o novo motor produz potência (190 cv) e torque (45,9 m.kgf) iguais aos anterior. 

O motor garante bom desempenho (lembrando que são dois turbos, um de baixa e outro de alta pressão). Acima de 3.000 rpm o ruído se torna um pouco mais sensível na cabine, mas nada que comprometa o conforto. Em curvas, a suspensão mostra bom controle e os pneus (255/70 R 16) desenhados mais para asfalto seguram bem.  A Frontier tem agora transmissão automática de sete marchas  que permitiu relações iniciais mais curtas. Esse câmbio está substituindo o antigo de cinco velocidades. Ou seja, mais uma evolução para a Nova Frontier. 

 

 

Vale destacar 

Conforto ao volante é essencial e tem se tornado um diferencial de compra para quem procura uma picape, principalmente porque, cada vez mais, esses carros tem se tornado veículos de luxo com cabine, digamos assim. Nisso, todas as marcas tem feito um esforço cujos resultados são nítidos. Na Frontier não é diferente. Em ergonomia, a picape acerta nos bancos dianteiros, chamados de Gravidade Zero, com os assentos dando muito conforto e uma posição correta. Os ajustes elétricos para o motorista facilitam, diferentemente da pequena regulagem do volante somente em altura. 

Consumo

Segundo o Inmetro, a Frontier fica na categoria B do programa de etiquetagem Conpet. Sâo 8,9 km/l de diesel na cidade e 10,1 km/l na estrada. Esses números, nós pudemos conferir ao longo da avaliação e pelas nossas medições, chegaram em torno de 8 km/l de diesel na cidade e um pouco melhor na estrada (11km/l) com pezinho leve! 

Mais capricho no interior

A Frontier ganhou muito com novos acabamentos e equipamentos no seu interior.  A versão LE equivale à antiga SL e tem bancos com revestimento tipo couro, central multimídia, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, ar digital duas zonas, com saídas traseiras, controles de estabilidade e tração, assistente de descida, banco do motorista com ajuste elétrico e os dianteiros aquecidos, faróis full led e partida sem chave.Uma tela LCD entre os instrumentos ajuda a modernizar o desenho do painel. A central Multi-App tem 2 GB de memória para baixar aplicativos e arquivos, porém a tela de apenas 6,2 polegadas sensível ao toque poderia ser maior.

Para que gosta de muitos lugares para objetos a Nissan tem de sobra. Há um porta-copo no console em forma de chave de boca, uma referência ao ideal operário das picapes, junto aos botões de aquecimento dos bancos dianteiros - não há ventilação. Um porta objetos na parte inferior do painel tem entradas auxiliar e USB.

A picape tem muitos mais pontos positivos que negativos, mas é inegável que há o que melhorar. Por exemplo, ela só tem dois airbags e faltam encosto de cabeça e cinto de três pontos para o terceiro ocupante traseiro. Em dimensões a Frontier está apenas 2 cm mais longa, com 5,25 m de comprimento. A largura passou de 1,78 m para 1,85 m e o entre-eixos diminuiu 5 cm, para 3,15 m.

 

 

 

Ficha técnica

Motor
Dianteiro, longitudinal, 4 cil. em linha, 2.3, 16V, comando duplo, turbo, injeção direta de diesel

Potência
190 cv a 3.750 rpm

Torque
45,9 kgfm a 2.500 rpm

Câmbio
Automático de 7 marchas, tração integral temporária

Outras informações 

direção
Hidráulica

suspensão
Indep. McPherson (diant.) e eixo rígido (tras.)

Freios
Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)

pneus
255/70 R16

Dimensões
Compr.: 5,25 m
Largura: 1,85 m
Altura: 1,85 m
Entre-eixos: 3,15 m

Tanque
80 litros

Caçamba
805 litros (fabricante)

Peso
1.985 kg

Preço 

R$ 166.700,00

Outras notícias

Teste: XC 40 é bonito e bem equipado 21/06/2018 Teste: XC 40 é bonito e bem equipado

A Volvo tem muitos motivos para acreditar que pode de fato aumentar em cerca de 70% as suas vendas no Brasil. A fabricante deverá saltar de 3.500 unidades vendidas em 2017 para 6 mil unidades n...

leia mais
Piloto de Ribeirão estreia na Fórmula Vee 04/04/2018 Piloto de Ribeirão estreia na Fórmula Vee

Ribeirão Preto terá um representante na Fórmula Vee. O piloto Andrey Valério fará a sua estreia na categoria neste fim de semana, na disputa do Campeonato Paulista, em Interlagos. Experiente pilo...

leia mais
TT RS faz de 0 a 100 em 3,7 segundos 05/02/2018 TT RS faz de 0 a 100 em 3,7 segundos

Chega ao país o novo Audi TT RS Coupé, versão mais apimentada do TT Coupé. Equipado com motor 2.5 de cinco cilindros capaz de desenvolver 400 cv, o esportivo tem desempenho...

leia mais
BMW K 1600 GTL chega ao interior de SP 15/01/2018 BMW K 1600 GTL chega ao interior de SP

Destaque do estande da BMW Motorrad no Salão Duas Rodas 2017, a renovada BMW K 1600 GTL chega este mês ao interior de São Paulo, por meio da concessionária Eurobike, que rep...

leia mais
Mercedes-Benz lança CLA 180 no Brasil 15/01/2018 Mercedes-Benz lança CLA 180 no Brasil

A partir deste mês, a Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil do CLA 180, com motor de 1.6 L que gera 122 cv de potência e torque de 200 Nm, além de transmissão 7G-DCT de d...

leia mais
Mercado de usados cresceu em 2017 04/01/2018 Mercado de usados cresceu em 2017

As transações de veículos usados, considerando todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodov...

leia mais
Vendas registraram pequena alta em 2017 04/01/2018 Vendas registraram pequena alta em 2017

Pequeno, mas alentador. Assim foi o crescimento do mercado com base nos emplacamentos registrados em 2017.  De acordo com o levantamento realizado pela FENABRAVE – Federação N...

leia mais
Testamos o Nissan March automático 30/10/2017 Testamos o Nissan March automático

Cinco anos após a sua chegada ao mercado nacional o Nissan March enfim ganhou a opção de câmbio automático CVT e ficou mais atrativo. No test-drive do Motor+ nesse m...

leia mais
Hilux  Expedition volta a Ribeirão 05/10/2017 Hilux Expedition volta a Ribeirão

No próximo dia 21, Ribeirão Preto receberá uma das etapas do Hilux Expediton. O rali de regularidade promovido pela Toyota desde 2004, permitirá a clientes da marca colocar...

leia mais
Jumpy espera repetir sucesso no Brasil 28/09/2017 Jumpy espera repetir sucesso no Brasil

Sucesso de vendas na Europa, o Novo Citroën Jumpy espera repetir o mesmo no Brasil. Ele chega ao país embasado por mais de 600 mil unidades comercializadas em todo o mundo desde a sua prim...

leia mais
Novo Polo parte de R$ 49.990 27/09/2017 Novo Polo parte de R$ 49.990

Três anos depois da sua produção paralisada, o Polo está de volta com toda força e apontado pela Volkswagen como seu embaixador do segmento de hatch. A família...

leia mais
Nova CG investe em segurança 28/08/2017 Nova CG investe em segurança

Modelo mais vendido do Brasil agora conta com CBS em toda linha CG 160cc. Item que integrava apenas cilindradas maiores, agora estão na linha Street da Honda.A Honda CG traz na sua versã...

leia mais
BMW M5 é revelado! 28/08/2017 BMW M5 é revelado!

Modelo será vendido na Europa em 2018 e terá edição especial de lançamento limitada a 400 unidades.Depois de uma longa espera, a BMW Motorsport apresenta o novo BMW ...

leia mais
XRS - A Versão Esportiva do Corolla 15/08/2017 XRS - A Versão Esportiva do Corolla

A relançada versão XRS do Corolla está no mercado para atrair clientes cativos do modelo, e quem sabe, novos entusiastas que apostam na qualidade da marca japonesa e sonham com um...

leia mais
Audi A8 e a Automação 20/07/2017 Audi A8 e a Automação

No Audi Summit 2017, realizado pela marca em Barcelona, a Audi mostrou o A8, primeiro carro com nível de automação 3 que será produzido em série no mundo. Este n&iac...

leia mais
3008 entra com tudo no segmento SUV 14/07/2017 3008 entra com tudo no segmento SUV

Super premiado na Europa, o Novo Peugeot 3008 muda de categoria e é uma das maiores apostas da marca nesse ano. Modelo custará R$ 135.990,00. A Peugeot brinda seu melhor momento no Bras...

leia mais
Que tal uma BMW por R$ 21 mil 14/07/2017 Que tal uma BMW por R$ 21 mil

G 310 R estreia no segundo semestre por R$ 21.900. Nova roadster marca entrada da BMW Motorrad no segmento de motocicletas abaixo de 500 cc. Aguardada com grande expectativa pelos apaixonados por mot...

leia mais
Nissan Kicks produzido no Brasil 14/07/2017 Nissan Kicks produzido no Brasil

Kicks passa a ser produzido no Complexo Industrial de Resende e ganha mais versões e cores. Preços começam em R$ 70.500 e beiram os R$ 95.000 na versão mais cara Antes imp...

leia mais

Assine nossa Newsletter

E fique por dentro de tudo sobre o setor automotivo.