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15/07/2020

Testamos o melhor Renegade - Valente e verdadeiro off-road


Você já deve ter lido no Motor+ que se tiver condições ou em dúvidas na hora de optar por um Jeep Renegade, que vale a pena um investimento maior para ter a versão de motor à diesel. Não só pelo seu consumo, especialmente no comparativo com as versões flex, mas pela durabilidade e o valor que agrega ao SUV. Pois bem. A síntese disso e do que há de melhor no Renegade está na versão testada nessa semana. O Jeep Renegade 2020 na versão Trailhawk é o único modelo disponível exclusivamente com o motor turbodiesel. Disponível também como opção em outras configurações do crossover compacto, este propulsor é um 2.0 litros Multijet II turbodiesel de quatro cilindros.

Tecnologia aprimorada com suas 16 válvulas (quatro válvulas por cilindro), injeção direta de combustível de duto único e alta pressão (1.600 bar), turbina de geometria variável, intercooler, bloco em ferro fundido e cabeçote de alumínio. Este motor valente carrega facilmente o Jeep, conseguindo desenvolver 170 cavalos de potência, a 3.750 rpm, e 35,7 kgfm de torque, a partir de 1.750 giros. Motor a diesel tem força e potência suficientes para empurrar os quase 1.700 quilos de peso do Jeep Renegade.Por si só é possível dizer o quanto é prazeroso dirigir o Trailhawk. Mas ele vai além em termos de conjunto mecânico e conforto, que serão detalhados a seguir. 

Esse motor tem no seu conjunto a transmissão automática de nove marchas da marca alemã ZF, que é uma exclusividade do Renegade diesel. 

 

Em outros testes citamos que o modelo flex oferece um câmbio automático de seis marchas convencional e sistema de tração 4×2.

Conduzindo o Renegade com essa exclusiva caixa de transmissão, notamos a suavidade em seu funcionamento e o escalonamento de marchas. Algo que todo motorista espera de uma boa casa automática.  A primeira marcha é bem curta , tanto é que jamais é usada em saídas normais – o carro sai sempre em segunda marcha. Neste caso, a primeira marcha é usada como reduzida.

O câmbio tem nove marchas e a sua última é utilizada somente em velocidades superiores a 100 km/h, para beneficiar rotações mais baixas no trabalho do motor e economia de diesel. Além do menor nível de ruídos.  Em resumo, é bom em qualquer situação, ultrapassagens e retomadas de velocidade. 

 
Off-road de verdade  


Testamos o carro em condições urbanas e off-road. O Renegade Trailhawk tem sistema de tração 4×4, “Jeep Active Drive Low”  (assim batizado pela marca). 

interessante é que a tração funciona sob demanda, ou seja, entrega a força nas quatro rodas somente após os sensores detectarem necessidade conforme a situação. Em condições normais de aderência no piso, a tração do SUVzinho é sempre dianteira. 

Ressalto também que a tração 4×4 pode ser acionada manualmente através de um botão no painel.

O Jeep traz também o sistema de controle de tração Selec-Terrain, que oferece até cinco modos de funcionamento: Auto (automático), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama) e Rock (pedra), este último exclusivo do Trailhawk.  Na nossa avaliação nos deparamos com uma pista cheia delas, e o carro dá conta do recado sem percebermos as dificuldades ou solavancos.  Uma pequena ressalva. 

o Renegade é montado sobre carroceria monobloco em vez de chassi do charmoso Willys. A versão Trailhawk é que tem mais a ver com o espírito Jeep, mas trilha radical está descartada por causa de torção no monobloco. Por outro lado, os bons ângulos de ataque/saída e altura livre do solo permitem vencer obstáculos praticamente intransponíveis. 

 

 

 

 

Dirigibilidade

 
Marca característica do Renegade é a sua ergonomia. A posição de dirigir é um ponto forte. Há regulagens de altura do banco e de altura e distância da coluna de direção. O volante com comandos bem intuitivos e visual limpo, além da ótima pegada. Acabamento muito benfeito com material macio no revestimento do painel. Couro nos bancos sofistica o ambiente. Os detalhes em vermelho no acabamento, conferem esportividade e são de bom gosto. 

Abaixo enumeramos itens que fazem dessa versão a mais sedutora (embora, obviamente, mais cara).

 

 

 

Segurança:

Airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, freios ABS com EBD, alarme, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, controle eletrônico anti capotamento, controle de estabilidade para trailer, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro, luzes de condução diurna, Panic Break Assist, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de velocidade em descidas, protetor de assoalho, cárter, de tanque de combustível e de transmissão, freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, entre outros.

 


Conforto: 

Direção elétrica, ar-condicionado automático digital de duas zonas, vidros elétricos nas quatro portas com one touch, travas elétricas nas portas e porta-malas, faróis com acendimento automático, volante com ajuste de altura e profundidade, apoia-braço central dianteiro com porta-objetos, banco do motorista ajustável em altura, banco traseiro bipartido e rebatível, banco do passageiro dianteiro rebatível, retrovisores externos elétricos, chave presencial, partida do motor por botão, piloto automático com limitador de velocidade, retrovisor interno eletrocrômico, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, porta-celular, entre outros.

 


Visual e acabamento:

Volante revestido em couro, bolsa porta-objetos atrás do banco do motorista, bancos revestidos parcialmente em couro com costuras na cor vermelho rubi, alavanca de câmbio revestida em couro, faróis full LED, lanternas em LED, faróis e lanterna de neblina em LED, ganchos de reboque vermelhos, iluminação do porta-malas, molduras do painel e console na cor vermelho rubi, preto e Metal Diamond, porta-malas com revestimento duplo, retrovisores externos com capa na cor cinza e repetidores de seta, rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus “super verdes” 215/60 de uso misto, tapetes internos em borracha, rack de teto na cor preta, adesivo no capô, entre outros.

 


Tecnologia:

Sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, comandos de voz, Bluetooth e entrada USB, sistema de som com seis alto-falantes, suspensão off-road com altura elevada, tração 4×4 Jeep Active Drive Low, câmera de ré, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e tempo de percurso), painel de instrumentos com tela colorida e configurável de sete polegadas, entre outros.

 

  

Preço

Renegade Trailhawk:

Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel 2020: R$ 145.990
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel 2020 + cor perolizada + teto Command View: R$ 156.490

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