Volcano é versão de luxo da Strada
Manter uma liderança por mais de 20 anos no segmento de picapes compactas não é uma missão fácil, mas a Fiat encontrou um caminho para ampliar sua vantagem em relação aos concorrentes após lançar a Nova Strada no ano passado. O Motor+ avaliou a versão Vulcano, a topo de linha da picape, cujo valor na casa dos R$ 85 mil desperta curiosidade se vale tudo isso.
A sua principal novidade que é a cabine dupla com quatro portas, deu ao modelo um aspecto de carro de passeio com caçamba e feito com que a sua aceitação seja grande até mesmo no varejo.
Em setembro, o utilitário foi o carro mais vendido do país, com quase 12 mil unidades emplacadas, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A praticidade da picape, aliada a um motor econômico e os itens de série que ela traz, são parte desse sucesso.
A Strada se comporta como um compacto e conta com pacote farto de conteúdos de série, exceto as rodas aro 16 e o tipo de pintura, que são opcionais. Muita gente tem comprado a nova Strada Cabine Dupla para rodar na cidade mesmo, como um carro de passeio. Isso porque ela oferece duas portas laterais traseiras, algo inédito no segmento, e capacidade para cinco passageiros. Aí, a caçamba (que vem inclusive com capota marítima) faz as vezes de porta-malas.
Perfil definido ?
Difícil definir um perfil exclusivo para um veículo, principalmente para a picape Strada. Mas dá para dizer que ela atende a um tipo de cliente facilmente identificável.
O consumidor que busca conciliar caçamba com seu automóvel de lazer, não deseja ter uma picape maior, ou simplesmente não pode pagar por uma média ou pela Toro.
Bonita e funcional
A Strada na versão mais completa tem visual esportivo, cujos destaque fica para a nova frente, semelhante a do Mobi, equipada com faróis com LED. A picape traz ainda um rack integrado ao santo-antônio e capota marítima. As quatro portas são outro diferencial.
No interior a Strada é bem recheada de itens para justificar seu preço. Mas também peca em alguns quesitos. O revestimento de portas e painéis é em plástico duro, assim como nas versões inferiores. do Mobi ela pegou o quadro de instrumentos, mas compensa com itens de série, como direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, multimídia Uconnect (com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de câmera de ré), computador de bordo em TFT, sensor de estacionamento.
Motor
A Volcano vem equipada com motor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 mkgf de torque. Não tem o motor 1.8 e nem ainda o sonhado turno. O motor tem boa entrega de força em baixa rotação, o que contribui para eficiência e boa dirigibilidade quando a caçamba estiver carregada. Vazio é muito ágil.
O conjunto mecânico é completado pela transmissão manual de cinco marchas. Dirigir a Strada é muito semelhante a um carro comum de passeio. Poderíamos imaginar que a picape “pularia” muito quando vazia. Mas não.
O conjunto traseiro com feixe de molas e eixo rígido segue lá como na geração passada e na Fiorino Pick-Up. Mas ela conta com batentes graúdos que ajudam a absorver os impactos quando os amortecedores chegam ao final do curso. Na frente, o trivial McPherson.
Em termos de segurança conta com controles de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampa (Hill Holder). E bloqueio de diferencial eletrônico que é acionado no alto do painel. Sobre o conforto, há bom espaço para dois ocupantes atrás. Um terceiro teria os mesmos problemas que na maioria dos carros cujo túnel central se destaca.
Consumo
Abastecida com álcool, registrou consumo combinado (rodoviário e urbano) na casa dos 10,4 km/l, sem carga.
Ficha técnica
Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Manual 2021
Preço: R$ 83.990. Pintura Vermelho MonteCarlo: R$ 900. Total: R$ 84.890.
Motorização e desempenho: 1.3 flex 8V, 101/109 cv (a 5.750 rpm) e 13,7/14,1 kgfm (a 4.000/4750 rpm), respectivamente com gasolina/etanol.
Câmbio manual, 6 marchas. 0 a 100 km/h em 11,2 s
Consumo: 8,4 e 9,4 km/l com etanol; 12,1 e 13,3 km/l com gasolina, respectivamente nos ciclos urbano e rodoviário.
Dimensões: 4.480 mm comprimento, 2.737 mm entre-eixos, 1.732 mm largura, 1.595 mm altura, 844 litros de caçamba, 55 litros do tanque de combustível, 1.174 kg de peso.
Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,7 m diâmetro de giro, 210 mm vão livre do solo, 23,2 graus ângulo de ataque, 21,6 graus ângulo central, 28,4 graus ângulo de saída, 650 kg capacidade de carga, pneus 205/60
Principais Itens de série:
Airbags laterais
Banco do motorista com ajuste de altura
Alarme
Alerta de uso do cinto de motorista e passageiro da frente
Apoios de cabeça com regulagem de altura nas cinco posições
Ar-condicionado
Bancos em couro/tecido
Barras longitudinais no teto
Capota marítima
Central Multimídia com tela de 7 polegadas e projeção de celulares sem fio
Controle eletrônico de estabilidade e tração com assistente de rampa
Câmera de ré
Direção elétrica
Bloqueio de diferencial
Faróis full-LED com luzes diurnas
Faróis de neblina
Caçamba com iluminação, protetor e ganchos de carga
Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
Porta USB adicional na traseira
Porta-luvas iluminado
Protetor de caçamba
Vidros, travas e retrovisores elétricos
Rodas em liga leve 15'' com pneus ATR
Santantônio
Sensores traseiros de estacionamento
Monitoramento da pressão dos pneus
Tampa da caçamba com abertura em duas fases
Volante multifuncional com regulagem de altura e revestimento em couro sintético
Faça seu test-drive na Atri Fiat - Fone 16-98860 9872 // 2101 6000 -
Avenida Francisco Junqueira, 2873