Testamos a nova S10 High Country
De olho no mercado competitivo de picapes e atenta aos rivais, a Chevrolet tratou de processar algumas mudanças na S10. O Motor+ testou a versão topo de linha (High Country) e pudemos conferir que além de uma nova repaginada dianteira, a caminhonete ganhou outras inovações.
Considerando que as alterações no design se deram apenas na grande frontal, poderia dizer que foram poucas. Mas o resultado nas ruas mostra o contrário com olhares curiosos ao visual mais robusto que a S10 apresenta nessa versão.
A gravatinha da GM foi deslocada para a lateral, e mais do que isso, a grade toda em preto com detalhes “black piano” chamou a atenção. Esse design que deixa a picape mais esportiva e robusta, tem inspiração na Colorado. Estilosa, a S10 recebeu também rodas aro 18, diamantadas.
O conjunto de novidades da S10 tem relação com a movimentação do mercado.
As mudanças recentes na Ford Ranger e as anuncias pela Toyota para a Hilix, ainda nesse ano, fizeram com que a Chevrolet antecipasse algumas modificações na S10. No visual além da grade exclusiva na High Country e as rodas aro18, a traseira segue igual, mas com uma melhora na tampa da caçamba, com a instalação de um amortecedor que absorve o peso durante a abertura (fechar continua exigindo força).
Carga
Por falar em carga, o compartimento tem capacidade para 1.061 litros (maior da categoria, segundo a GM) e a carga útil é de 1.049 kg. As funcionalidades também melhoraram na frente com o novo para-choque que permitiu um leve aumento no ângulo de entrada ( passou de 27 para 29 graus) e os faróis de neblina ficaram em posição mais alta - útil em locais de mato crescido.
Motor a diesel com turbina da Colorado
A versão testada é equipada com motor 2.8 a diesel. A nova turbina do motor é da Colorado. Os números porém seguem os mesmos (e potentes!). São 200 cavalos e torque de 51 kgfm). O propulsor recebeu uma nova calibração, visando também a redução de consumo e emissões.
O consumo de diesel registrado por nós ficou próximo das marcas oficiais, com 8,7 km/litro na média urbana e 11,5 km/litro em rodovia. A marca informa que, com as alterações, a aceleração de 0 a 100 km/h baixou em 0,2 segundo.
Maior conectividade com internet à bordo
A Chevrolet pensou em aprimoramentos de tecnologia e equipou a S10 com a terceira geração da multimídia My Link, com tela de 8" nesta versão, GPS nativo e internet 4G a bordo. Internet que é gratuita somente nos três primeiros meses.
A antena amplifica o sinal e o deixa até 12 vezes mais estável. Testamos essa boa conexão em locais mais afastados e ela não falhou. As conexões Apple Carplay e Android Auto agora são feitas via Bluetooth.
Nessa tela de 8 polegadas temos uma boa visão da câmera de ré. Ela agora tem imagens bem nítidas em alta resolução e pode ser acionada a qualquer tempo. Função que permite, por exemplo, monitorar o trailer rebocado. A picape também tem estabilizador para o reboque.
Em termos de segurança a S10 traz agora sete airbags. Além disso a estrutura foi modificada e ficou 20% mais resistente em impactos frontais. O modelo topo de linha que testamos tem como item de segurança um sistema de frenagem automática de emergência. O recurso funciona de forma suplementar ao alerta luminoso e sonoro, acionando o freio caso o motorista não reaja, entre 8 e 80 km/h, e detecta outros veículos e pedestres. Em algumas situações foi surpreendido com a frenagem, pois sistema interpretou que eu não iria frear. Para completar possui o alerta de saída de faixa.
Com bom desempenho, mais bonita (especialmente pela grade frontal) a High Country tem preço acima de 200 mil. a LTZ, com um pouco menos de itens (não tem a grade preta) custa quase 50 mil a menos. Em linhas gerais, ambas valem pelo que cobra.
Nosso veredicto
Conforto x x x x x
Tecnologia x x x x x
Segurança x x x x x
Conectividade x x x x x
Consumo x x x x
Custo-beneficio x x x x
Ficha técnica
Chevrolet S10 High Country 2021
MOTOR
dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 2.776 cm3, comando duplo, turbo e injeção direta, diesel
POTÊNCIA/TORQUE
200 cv a 3.600 rpm; 51,0 kgfm a 2.000 rpm
TRANSMISSÃO
câmbio automático de 6 marchas, tração traseira (4x2), 4x4 e 4x4 com reduzida
SUSPENSÃO
independente de braços sobrepostos na dianteira, eixo rígido com molas semi-elípticas na traseira
RODAS E PNEUS
liga leve aro 18" com pneus 265/60 R18
FREIOS
discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS e ESP
PESO
2.101 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES
comprimento 5.408 mm, largura 1.874 mm, altura 1.839 mm, entre-eixos 3.096 mm; vão livre 228 mm
CAPACIDADES
tanque 76 litros; caçamba 1.061 litros; carga útil 1.049 kg
PREÇO
R$ 213.290
Faça seu tet-drive na JAVEP !
Conheça a JAVEP e sinta a diferença!
JAVEP Ribeirão Preto
- Av. Braz Olaia Acosta, 2040
- Fone: (16) 3515-4141
- Whatsapp: (14) 99822-5054
- www.javepchevrolet.com.br