Fiat Strada fica mais moderna e funcional
Lançada ha duas semanas a Fiat Stradajá superou mais de 10 mil vendas nas primeiras semanas, contabilizando reservas e compras consumadas. A picape líder de vendas há duas décadas chegou com tudo, principalmente por ser oferecida com cabine estendida (chamada pela marca de “Plus”) ou dupla. Um pouco menor que a irmã Toro e toda repaginada em relação as suas versões anteriores, a Strada conta com dois tipos de motor, sendo o Fire 1.4 de até 88 cv e o 1.3 Firefly de 109 cv.Por falar emToro, a Strada lembra sim a outra picape da Fiat, especialmente na traseira.
Mas ela tem características muito personalizadas, tanto no exterior como no interior. As mudanças do lado de foratambém incluem vários elementos de outros modelos da marca, como o Argo, como na grade frontal. A dianteira da Strada 2021 vem com novos faróis de LED com luzes diurnas, com 20% mais luminosidade que a Saveiro (segundo a Fiat). A grade e o para-choque mostram a identidade visual atual da marca, tendo um bom conjunto com o capô vincado. Olhando de lado, a Strada tem linhas mais marcantes, com caixas de roda quadradas e uma linha de cintura ascendente. A parte inferior conta com plásticos pretos, o que reforça a proteção das portas contra pequenos danos e arranhões.
Chegando à traseira da Fiat Strada 2021, notamos um estilo mais “quadrado”, além de ser a parte onde vemos mais semelhanças com a Toro. O grande diferencial dessa nova geração é a inclusão da versão quatro portas. No tamanho, com a nova plataforma MPP, a Strada 2021 cresceu nas duas versões disponíveis. A picape tem, na versão cabine Plus (estendida), 4,74 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Já a versão com cabine dupla tem 4,48 m de comprimento e 1,59 m de altura, sendo que as outras medidas são iguais. O tanque de combustível sempre tem 55 litros. Na capacidade de carga, a Strada, com a Cabine Plus, carrega 720 kg e 1.354 litros. Já a cabine dupla tem 650 kg de capacidade e 844 litros de volume.
Outro diferencial da picape é que em razão da nova plataforma (MPP), agora ela recebe em todas as versões itens como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+) Esse último sistema funciona a partir do acionamento do botão TC+, que faz s Strada 2021 transfira mais torque para a roda com maior aderência, facilitando passar por obstáculos. Vale destacar que o sistema é desativado automaticamente em velocidades superiores a 65 km/h. Junto a esse sistema está o ABS Off-Road que, ao ser ativado, melhora o comportamento de frenagem quando os freios são ativados.
Novidades de série
Para essa versão 2021 da Strada a Fiat não poupou mimos. Os novos itens de série que foram adicionados são: a direção elétrica no lugar da hidráulica (exceto na versão de entrada Endurance Cabine Plus). Outra novidade, essa bem interessante, é a nova central multimídia Uconnect de 7 polegadas, que faz sua estreia nos modelos da Fiat. A nova central tem Android Auto, Apple CarPlay, pareamento de dois smartphones simultaneamente, reconhecimento de voz, Waze, Google Maps, Bluetooth, duas portas USB, entre outros.
Motores (turbo ainda não)
A Fiat ainda não confirma quando deverá adotar motor turbo, com baixa cilindrada para a picadinha. Mas a gama de motores da Fiat Strada 2021 tem duas boas opções, sempre com câmbio manual de cinco marchas. A primeira é o propulsor 1.4 litro Fire flex de quatro cilindros, que rende 85 cv a 5.750 rpm (gasolina) e 88 cv a 5.750 rpm (etanol), com torque de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, respectivamente, sempre a 3.500 rpm. A outra opção é o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, que entrega 101 cv a 6.000 rpm (gasolina) e 109 cv de potência a 6.250 rpm (etanol), com torque respectivo de 13,7 kgfm e 14,2 kgfm, também sempre a 3.500 rpm. A expectativa agora é pela possível chegada do motor turbo, que não parece ser uma prioridade para a marca. Mais provável é o lançamento de uma versão com câmbio CVT, o que pode ocorrer em 2021.
Lista de equipamentos
Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Simples: equipada de fábrica com airbags frontais, freios ABS com EBD, alça de segurança do lado do passageiro, apoio de pé para o motorista, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), faróis com follow me home, ganchos para amarração de carga na caçamba, protetor de caçamba, retrovisores externos com comando interno mecânico, rodas de aço aro 14 com pneus 175/70 R14, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, barra de proteção do vidro traseiro, brake light, direção hidráulica, porta-escadas, protetor de cárter e volante com ajuste de altura.
Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 MT 2021: ar-condicionado, direção hidráulica, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, protetor de caçamba, preparação para som, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura e rodas de aço aro 15″ com calotas.
OPCIONAIS:
Pack Worker (R$ 2.500): alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura;
Pack Audio (R$ 1.500): rádio, alto-falantes, porta USB frontal e volante multifuncional;
Pack Multimedia (R$ 3.490): central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Protetor de Cárter (R$ 200)
Capota marítima (R$ 800)
Calota Endurance (R$ 150)
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 MT 2021: mesmos itens e opcionais da versão acima.
Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly 2021: itens acima + direção elétrica, trio elétrico, banco do motorista com ajuste de altura, rádio com USB, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, alça para passageiro, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e rodas de liga aro 15.
OPCIONAIS:
Pack Tech+ (R$ 2.990): Central multimídia com tela de 7 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Protetor de Cárter (R$ 200)
Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly 2021: mesmos itens e opcionais da versão acima.
Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly 2021: itens acima + faróis de LED, central multimídia com tela de 7 polegadas e duas portas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, vidros traseiros elétricos, bancos revestidos em tecido e couro, volante em couro, rack de teto, santantônio, capota marítima e rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de uso misto.
OPCIONAL:
Rodas de liga leve de 16 polegadas (R$ 2.500)
Fiat Strada 2021 – versões
Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Simples (geração antiga)
Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 MT 2021
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 MT 2021
Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly 2021
Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly 2021
Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly 2021
Fiat Strada 2021 – preços
Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Simples (geração antiga) – R$ 61.590
Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 MT 2021 – R$ 63.590
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 MT 2021 – R$ 74.990
Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly 2021 – R$ 69.490
Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly 2021 – R$ 77.990
Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly 2021 – R$ 79.990
Fiat Atri já disponibiliza modelo
Sucesso de vendas, a Strada já está disponível nas concessionárias brasileiras. Em Ribeirão Preto, na Fait Atri. A enorme expectativa pela chegada da Nova Fiat Strada ao mercado nacional repercutiu de forma significativa na procura pelo modelo em toda a rede de concessionárias Fiat. Com uma ampla gama, acompanhada de uma generosa lista de equipamentos de série a preços muito competitivos, mais de 6 mil unidades da nova picape foram vendidas em apenas dez dias. O número expressivo sinaliza uma largada muito acelerada na comercialização do modelo, que é líder absoluto no mercado brasileiro há 20 anos. “A meta é aumentar em 20% a comercialização mensal do veículo, mas a procura superou nossas expectativas”, afirma Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil. “Esse resultado mostra um ritmo quatro vezes maior que a venda média da picape. Isso significa um desempenho comercial igual ao mês inteiro de janeiro antes da pandemia”, completa. Outro dado importante aponta a procura em 40% dos clientes pela versão topo de gama Volcano, que representa o território “Play”, aspiracional e mais voltado ao lazer, uma das grandes novidades na evolução pela qual passou a líder entre as picapes compactas em sua segunda geração: novo design, mais tecnológica e segura. Já consagrada em seus 22 anos de história no território “Work”, como uma ferramenta de trabalho robusta e confiável, pronta para encarar qualquer desafio, a Nova Fiat Strada passa a oferecer com as versões cabine dupla, de quatro portas e cinco lugares, uma picape ainda mais versátil para a família e o lazer. Estratégia comercial de impacto
A estratégia comercial da marca surpreendeu o mercado. A versão de entrada da nova gama (Endurance Cabine Plus) chegou com o mesmo preço praticado até aqui na Hard Working, que permanece em produção equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, volante com regulagem de altura, iluminação do vão de carga e porta-escada. Detalhe: pelos mesmos R$ 63.590, a nova geração da picape acrescenta controle de estabilidade, E-Locker – controle de tração avançado (TC+), Hill Holder, DRL, rodas de aço de 15 polegadas e grade de proteção do vidro traseiro. E ainda teve aumentada sua capacidade volumétrica e de carga da caçamba. Para manter a atratividade da versão Hard Working, a Fiat reposicionou seu preço para baixo, a R$ 61.590. A gama da Nova Strada é composta ainda pelas versões Endurance Cabine Dupla, Freedom (Cabine Plus e Dupla) e Volcano (Cabine Dupla), que avança para uma extensa oferta de equipamentos de série ao contemplar, entre outros, central multimídia UConnect 7” com projeção wireless (Apple Carplay e Android Auto), faróis de LED, sensor de estacionamento com câmera de ré, barras de teto longitudinais, bancos com acabamento em couro e airbags laterais.
Desde a sexta-feira (10/7), a Fiat colocouno ar a campanha publicitária do modelo e, no sábado, prepara uma grande mobilização em sua Rede de Concessionários para promover a chegada do modelo nas 517 lojas espalhadas pelo Brasil. “Com o posicionamento de preços que estabelecemos, o conteúdo que estamos entregando ao consumidor e a vantagem competitiva a partir das evoluções tecnológicas da Nova Fiat Strada, temos confiança de que conseguiremos superar a meta de 30 mil unidades até o fim do ano”, conclui Zola.
FIAT ATRI
Av. Dr. Francisco Junqueira, 2873 – Ribeirão Preto – SP
ATENDIMENTO ON LINE E POR TELEFONE : (16) 2101-6000