Ford Territory combina requinte e tecnologia
Depois de uma pequena espera a Ford trouxe para o Brasil o SUV Terrotory. A expectatova pela chegada do modelo começou às vésperas do Salão do Automóvel de São Paulo quando a Ford surpreendeu ao apresentar, ainda como um estudo, o Territory. O SUV médio é uma versão modificada do Yusheng S330 e, tal qual seu irmão chinês, é fabricado pela JMC, montadora local que firmou parceria com a Ford.
O tamanho está entre as principais virtudes em relação ao Jeep Compass, um de seus dois principais rivais. São 4,58 m de comprimento, 2,71 m de entre-eixos e ótimos 1,94 m de largura.O pacote do Territory topo de linha ajuda a impressionar, e o modelo ainda tem truques para chamar a atenção: as luzes de posição se acendem ao se aproximar do carro, que também se tranca e destranca sozinho sem que seja necessário tocar nas maçanetas.
Por dentro, luzes coloridas podem iluminar a cabine em sete tons diferentes, com intensidade variável, e há mimos que, apesar de serem úteis para poucos clientes, mostram a atenção aos detalhes. Nesse quesito estão a entrada USB ao lado do retrovisor central eletrocrômico (útil para ligar câmeras de monitoramento frontal) e o compartimento para guardar tíquetes e cartões de estacionamento na porta do motorista. O porta-malas acomoda 348 litros até a altura da janela e, sem o porta-pacotes, de fácil remoção, chega a 420 litros para o transporte de volumes maiores.
Motorização
A motorização nas duas versões é sempre a mesma, um 1.5 16V turbo com injeção direta de 150 cv (a 5.300 rpm) e 22,9 kgfm (entre 1.500 rpm e 4.000 rpm) e câmbio automático CVT com simulação de oito marchas, diferenciando-se basicamente pelo pacote de equipamentos, apesar de a versão de entrada ter algumas características distintas.
Conectividade
Num mundo em que a conectividade cada vez mais faz parte da rotina diária, o Ford Territory traz recursos avançados e exclusivos que ajudam a criar uma nova experiência com o veículo.
O SUV é equipado de série com a nova central multimídia SYNC Touch, desenvolvida exclusivamente para o Brasil e América do Sul, com tela sensível ao toque de 10,1” – a maior da categoria –, que pode ser divivida em quatro quadrantes e oferece três opções de personalização (25%, 75% e 100%).
Além de alta definição e ótima visibilidade, a nova central tem funcionamento rápido e intuitivo. Basta um simples toque para navegar entre as telas e controlar várias funções, como ar-condicionado, climatização dos bancos, telefone, áudio e a luz de ambientação em sete cores. Conta também com a opção de botões físicos para controle do volume de áudio e ar-condicionado.
A central SYNC Touch foi desenvolvida com foco nas expectativas do consumidor para entregar uma experiência completa de conectividade. Ela é a primeira da categoria a oferecer conexão sem fio com o Apple Car Play, que também pode ser conectado via cabo, assim como o Android Auto, dando acesso aos respectivos comandos de voz.
Outra novidade é o carregamento sem fio para celular no console, com a tecnologia “Qi” que permite dois modos automáticos de carregamento, com 5 W ou carga rápida com até 15 W. Ele acomoda celulares convencionais a partir do Samsung S6, iPhone 8, Huawei P30 e Xiaomi mi9, e conta com a função de detecção de objetos estranhos.
A cabine tem quatro entradas USB: três na frente (duas no console e uma junto ao retrovisor) e uma na traseira.
Funções remotas
O Territory é o único entre os competidores diretos com um modem embarcado que permite o acesso remoto a várias informações e funções do veículo, usando o aplicativo FordPass no celular com o novo sistema FordPass Connect.
Com ele, é possível dar partida e acionar o ar-condicionado, travar e destravar o veículo, checar o nível do combustível, a quilometragem e pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo, além de checar a sua localização. Tudo isso cria uma experiência totalmente nova de interação com o veículo.
“São funções que antes só eram possíveis se você estivesse próximo do veículo. Num dia muito quente ou frio, por exemplo, você pode ligar o carro remotamente, antes de sair de casa, para que ele esteja na temperatura ideal quando for iniciar sua jornada”, diz Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
Se o carro apresentar algum defeito, mesmo que estiver sendo dirigido por outro membro da família, um alerta é enviado para o celular principal, informando a gravidade do problema e os passos para resolvê-lo. O aplicativo informa também o significado das luzes do painel e o local onde o veículo foi parado.
“O sistema de localização do veículo elimina a preocupação de estacionar em um local desconhecido – uma coisa a menos para se preocupar. E se o alarme perimétrico disparar, é enviada uma notificação para que se possa acionar a segurança do local”, completa Machado.
A possibilidade de verificar remotamente se o carro está travado, ou checar o nível do combustível e a pressão dos pneus antes de sair de casa, é outra tranquilidade.
O Territory é o primeiro carro conectado da Ford com o FordPass Connect, serviço que será disponibilizado gratuitamente para os proprietários durante o primeiro ano de uso. Como cada veículo permite o registro de até cinco contas, outros membros da família podem usar os seus recursos. O FordPass dá acesso também ao manual do proprietário digital para consultar informações sobre todos os sistemas do veículo, de qualquer lugar, e à Agenda Ford, que permite agendar revisões e serviços nas concessionárias da marca. A Ford é a única a oferecer uma experiência 100% digital no agendamento de serviços. Com ela, o cliente pode selecionar a concessionária mais conveniente, o dia, horário e até o consultor técnico que irá recebê-lo para o reparo, com conveniência e praticidade.
Para acompanhar detalhes do financiamento, há um canal direto com a Ford Credit. O aplicativo inclui ainda um informativo sobre recalls para manter o cliente sempre atualizado sobre o seu veículo. Desde que foi lançado, em 2018, o FordPass vem agregando continuamente novas funcionalidades e hoje conta com 59.000 usuários cadastrados no Brasil.
Interior sofisticado
Ergonômico, intuitivo e amigável, o interior do Territory impressiona pelo conforto e ótimo nível de acabamento, com materiais de qualidade superior. Na versão SEL o tom da cabine é escuro, na cor Black Charcoal. Os bancos, além de formato extremamente confortável e ergonômico, têm acabamento premium exclusivo. Na traseira, um descansa-braço rebatível com porta-copos integrado aumenta a comodidade dos passageiros, especialmente em viagens longas.
A versão Titanium tem interior claro, uma tendência no segmento premium, que amplia a percepção de espaço e conforto. Os bancos são revestidos parcialmente em couro de alta qualidade, com recortes perfurados, e trazem na frente um sistema exclusivo de aquecimento e resfriamento para manter a temperatura ideal em qualquer época do ano. A regulagem do banco do motorista é elétrica, em dez posições.
O teto solar panorâmico elétrico, incluído de série nas duas versões, torna a cabine ampla e iluminada. O console central elevado é outro elemento marcante que facilita o acesso aos comandos e contribui para criar um ambiente arquitetônico e tecnológico.
Materiais inovadores de acabamento, como os apliques imitando madeira, trazem um toque de sofisticação e sustentabilidade. Porta-objetos de vários formatos distribuídos no console central e na cabine permitem o aproveitamento total do espaço, com um local próprio de armazenamento para cada item, como: estojo para óculos, slot para cartão, porta-luvas, porta-copos, bolso no encosto dianteiro e compartimento sob o descansa-braço central.
O sistema de iluminação configurável em sete cores – outra exclusividade do Territory Titanium – permite personalizar a cabine de acordo com o estado de espírito do momento para aumentar o conforto e o relaxamento.
Ficha Técnica
Ford Territory
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.5, 16 válvulas, turbo, injeção direta, gasolina
Potência: 150 cv a 5.300 rpm
Torque: 22,9 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm
Câmbio: Automático, CVT com opção de 8 marchas simuladas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira) e multibraço (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira) e sólidos (traseira)
Pneus e rodas: 235/50 R18
Tanque: 52 litros
Porta-malas: 348 litros (420 l até o teto)
Peso: 1.632 kg
Consumo
Urbano: 9,9 km/l
Rodoviário: 11,7 km/l
Média: 10,8 km/l
Autonomia em estrada: 561 km
Preços e pré-venda
A pré-venda do principal lançamento da Ford no Brasil neste ano começou no dia 7 de agosto,
em duas versões: SEL, por R$ 165.900, e Titanium, de R$ 187.900.
Onde conhecer
Av. Pres. Castelo Branco, 1900 - Nova Ribeirânia, Ribeirão Preto - SP, 14096-560
Telefone: (16) 2101-7100 - (16) 98860-9908 - Rogério e equipe de vendas